Dois japoneses se tornam os primeiros turistas na ISS em 12 anos

Serguêi Savostianov/Sputnik
Visitantes estão conduzindo experimentos, além de uma variedade de tarefas pensadas por internautas.

Na quarta-feira passada (8), a espaçonave que transportava os turistas japoneses Yusaku Maezawa e Yozo Hirano e o cosmonauta russo Aleksandr Misurkin partiu para a órbita. Maezawa e Hirano estão passando 12 dias a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), onde irão participar de um programa científico e realizar tarefas de uma lista chamada “100 coisas que você quer que a MZ faça no espaço”, compilada por internautas.

Yusaku Maezawa, Yozo Hirano e o cosmonauta Aleksandr Misurkin, comandante da nave, deixaram o hotel ao som da música “Grass at Home”, cantada em japonês por Zemlyane. No cosmódromo de Baikonur, a música é tradicionalmente executada antes de cada lançamento espacial, quando a tripulação sai do hotel para ir ao ônibus que os leva ao aeródromo.

A espaçonave com os turistas japoneses e o comandante Misurkin a bordo chegou à órbita em 9 minutos. A tripulação retornará à Terra na próxima segunda-feira (20).

Na ISS, Maezawa e Hirano planejam realizar o experimento científico Lasma (abreviação de Estudo da microcirculação sanguínea e a fluorescência dos biotecidos em condições de microgravidade). Em outras palavras, os turistas japoneses estudarão como microvasos do corpo humano “se adaptam” para redistribuir o volume de sangue na ausência de gravidade.

Maezawa também planeja fazer uma pintura com aquarela no espaço – uma tinta especial projetada para evitar que as aquarelas escapem em condições de gravidade zero. O processo será feito em um ambiente controlado; dentro haverá uma tela especialmente preparada, na qual Yusaku tentará criar uma pintura com pincéis para aquarela.

A visitante pretende ainda completar uma lista de 100 tarefas, com ideias sugeridas por internautas. As atividades incluem experimentos com bolhas de sabão, truques com ioiôs, cortes de cabelo em gravidade zero, navegar na estação com a ajuda de ventiladores etc. Todas essas tarefas serão filmadas pelos cosmonautas e publicadas no YouTube.

Também serão entregues na estação presentes de Natal para a tripulação russa, equipamentos para missões, bem como lembrancinhas comestíveis — pratos adaptados em uso na culinária espacial japonesa. Maizawa e Hirano se tornaram os primeiros turistas em doze anos a viajar para a Estação Espacial Internacional a bordo de uma espaçonave Soyuz.

LEIA TAMBÉM: Afundar, vender ou transformar em estação de serviço: o que a Rússia fará com a Estação Espacial?